sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Quinto Dia

Júlia, Bia, Matheus e Catherine
O tema das aulas desse mês é "vida de criança". Hoje as crianças representaram esse tema através de pintura. Na foto abaixo, a conclusão dos trabalhos deles na exposição "vida de criança".
Achei muito interessante a atitude de Júlia. As duas telas da foto abaixo foram pintadas por ela. Julia fez a primeira e achou "horrorosa" (com as palavras dela.) Pediu para pintar outra. Foi sobrepondo uma cor à outra, espalhando com o pincel na maior satisfação. O resultado final foi a tela de baixo. Perguntei qual ela gostou mais e ela foi bastante firme em sua opinião; preferiu a segunda tela. Uma artista revolucionária, rs.
Há outra tela escura, como pode-se ver na segunda foto de hoje. A criança passa muita mensagem através de seus desenhos. Há muitos que dizem que o uso de cores escuras demonstra uma fase escura pela qual a criança está passando. Mas pelo que vi, foi apenas a tentativa de fazer uma arte mais "fashion", misturando as tintas, mas não souberam usar as cores. Fico devendo aqui algum texto mais sólido sobre esse assunto.

Quarto dia

Este é o Aran alinhavando a vogal u. Esse brinquedinho que eles adoram estimula a coordenação motora e percepção visual, além de manter contato com as vogais. Ele é feito em mdf com furinhos e tem um cadarço para o alinhavo. Como cada criança tem um ritmo diferente, deixo alguns livros e brinquedos educativos, como os alinhavos de vogais, para quem for concluindo corretamente as tarefas. A criança pega o que quiser e fica brincando sem atrapalhar quem ainda está fazendo a tarefa.
Aqui vemos Aran novamente, destacando o alfabeto e colocando no potinho para depois montar o seu nome com as letras móveis e colar no livro.
Este fim de semana vou procurar postar algum texto sobre a autonomia das crianças, coisa que eu valorizo muito e procuro estar sempre trabalhando na minha prática.