sábado, 6 de junho de 2009

O primeiro semestre está quase acabando. Os alunos não são mais os mesmos. Como diz Celso Antunes, em seu livro Novas Maneiras de Ensinar, Novas Formas de Aprender, "o aluno que assiste à aula em fevereiro não é o mesmo que assiste em setembro; nesse espaço de tempo ele cresceu, evoluiu, agregou vocabulários à sua expressão, acrescentou conceitos aos que já possuía, atribuiu significações a temas aprendidos". E não deixa de acontecer o mesmo com os meus amados aluninhos.É delicioso ver, por exemplo, Allan Lucas seguro de si, escrevendo conscientemente quase todas as palavras que ele quer ou precisa escrever, e lembrar que até bem pouco tempo eu via em seu olhar que ele sentia-se frustrado por não conseguir fazer isso. É também lindo ver as crianças debatendo assuntos como preservação do meio ambiente com mais maturidade (de acordo com sua idade, claro). Eles agora escrevem mais, conseguem ler mais, expressam-se melhor, adquiriram maior independência nas atividades realizadas, estão mais maduros e mais seguros. E ainda estamos apenas no fim do primeiro semestre. Nessas ultimas semanas, com os preparativos para a festa junina não haverá mesmo tanta novidade (embora haja pelo menos uma gotinha de novidade diariamente), então eu posso dizer que já chegamos ao fim do primeiro semestre afinal e concluir que foi bom. Houve desenvolvimento, amadurecimento, aprendizagem e muita afetividade. No entanto há muito ainda para ser conquistado. Mas sempre haverá, enquanto formos vivos. Ainda há na turma alunos que não adquiriram segurança para ler e escrever ou maturidade para realizar outras atividades. Mas certamente esses não serão os mesmos no final do ano. Diante da chuva de novos conhecimentos que essas crianças receberam e do sucesso delas em transformá-los em aprendizagem, fico feliz e tranqüila, com a agradável sensação de sentir o retorno desejado.
Muitos nesta turma estão correndo, outros andando à passos bem lentos. Há ainda os que caminham tranquilamente pela estrada da aprendizagem, mas certamente no final do ano, como agora, todos serão o orgulho da tia Débora.

Alimentação saudável

Depois de tanto tempo sem atualizar o blog, volto com as fotos da divertida palestra sobre alimentação saudável que os alunos da escola assistiram esta semana.
As nutricionistas souberam transmitir a mensagem com muita competencia e dinamicidade, animando a platéia.As crianças participaram e receberam brindes. Esta é minha aluna Emilly recebendo um brinde por ter acertado a pergunta.
Houve uma apresentação de teatro de bonecos falando da importancia da alimentação saudável.
As crianças adoraram tudo.
E no final, uma deliciosa salada de frutas.
E foto com a turma toda.