segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

6ª Aula

Nas fotos, as crianças brincando no tapete de alfabetização da Turma da Mônica.
A brincadeira, que eles amaram, consiste em sortear uma letra e posicionar-se no tapete em cima da letra sorteada, para então procurar na imagem um objeto cuja letra inicial seja a que ele sorteou. No final ainda somamos os pontos (quantidade de acertos) para ver quem venceu, trabalhando assim a adição . O grupo que encontrar mais é o vencedor e ganha uma estrelinha na agenda. Esse tapete veio acompanhado por uns livrinhos muito ricos e outros recursos didáticos, como aquelas cartas com o alfabeto usadas no segundo dia de aula. É um excelente material, que estou estreando este ano.
Uma atividade programada para hoje foi adiada. Iríamos montar um mural com o título "Mamãe também foi criança", com fotos de infância e atuais das mães. Mas apenas 3 mães enviaram as fotos solicitadas (A de Bia, de Betinho e de Aran). A atividade trabalha noção de História, de passado, presente e futuro, de transformações, etc. As mães são a referência das crianças e trabalhando esses temas com algo (alguém) tão significante reforça a compreensão do assunto estudado. As poucas fotos que tinhamos foram usadas para o debate de hoje. As crianças que trouxeram as fotos sentiram-se orgulhosas. O mural será construído ainda essa semana, com quantas fotos tivermos.
Uma atividade importante realizada hoje foi o ditado, para sondagem do nível de cada aluno. Confirmei o que já havia percebido; a turma é bastante heterogênea, tendo crianças que escrevem quase tudo e outras que não sabem nem o nome das letras. Um dos alunos que ainda estão longe da escrita convencional conseguiu ter a iniciativa de pelo menos tentar, mas os outros sequer demonstraram imaginar serem capazes de tentar e ficaram apenas observando a atividade ser realizada. Nesse primeiro bimestre a atenção maior será para esses. Certamente ninguém será deixado de lado, mas agora quem mais necessita de atenção são eles, senão mais tarde, com mais conteúdo dado em aula, ficará difícil demais para essas criança.
Hoje chegou Lucas. Ele já estudava na nossa escola, chegou agora porque estava viajando.